História da Grécia Antiga: Atenas



Expansão grega, sociedade grega, mitologia grega, arte grega, economia, civilização grega, religião, pólis,
cidades-estados, Atenas e Esparta, cultura grega, Olimpíadas, Guerra do Peloponeso, Mapa da Grécia

teatro grego - cultura grega e história
Ruínas de um teatro grego

Introdução


A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-européia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas.

Expansão do povo grego (diáspora)

Por volta dos séculos VII a.C e V a.C. acontecem várias migrações de povos gregos a vários pontos do Mar Mediterrâneo, como conseqüência do grande crescimento populacional, dos conflitos internos e da necessidade de novos territórios para a prática da agricultura. Na região da Trácia, os gregos fundam colônias, na parte sul da península Itálica e na região da Ásia Menor (Turquia atual). Os conflitos e desentendimentos entre as colônias da Ásia Menor e o Império Persa ocasiona as famosas Guerras Médicas ou Púnicas (492 a.C.-448 a.C.), onde os gregos saem vitoriosos.

Esparta e Atenas envolvem-se na Guerra do Peloponeso (431 a.C. a 404 a.C.), vencida por Esparta. No ano de 359 a.C., as pólis gregas são dominadas e controladas pelos Macedônios.

Sociedade da Grécia Antiga

A economia dos gregos baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande a aceitação no Mar Mediterrâneo. As ânforas gregas transportavam vinhos, azeites e perfumes para os quatro cantos da península. Com o comércio marítimo os gregos alcançaram grande desenvolvimento, chegando até mesmo a cunhar moedas de metal. Os escravos, devedores ou prisioneiros de guerras foram utilizados como mão-de-obra na Grécia. Cada cidade-estado tinha sua própria forma político-administrativa, organização social e deuses protetores.

Cultura e religião


Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V ( Período Clássico da Grécia). Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período.

A dramaturgia grega também pode ser destacada. Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras. Poesia, a história , artes plásticas e a arquitetura foram muito importantes na cultura grega.

A religião politeísta grega era marcada por uma forte marca humanista. Os deuses possuíam características humanas e de deuses. Os heróis (semi-deuses) eram os filhos de deuses com mortais. Zeus, deus dos deuses, comandava todos os demais do topo do monte Olimpo. Podemos destacar outros deuses gregos : Atena (deusa das artes), Apolo (deus do Sol), Ártemis (deusa da caça e protetora das cidades), Afrodite (deusa do amor, do sexo e da beleza corporal), Démeter (deusa das colheitas), Hermes (mensageiro dos deuses) entre outros. A mitologia grega também era muito importante na vida desta civilização, pois através dos mitos e lendas os gregos transmitiam mensagens e ensinamentos importantes.

Na arquitetura, os gregos ergueram palácios, templos e acrópoles de mármore no topo de montanhas. As decisões políticas, principalmente em Atenas, cidade onde surgiu a democracia grega, eram tomadas na Ágora (espaço público de debate político).

37 opiniões sobre “História da Grécia Antiga: Atenas”

  1. eu gostaria de saber um pouco sobre a organização de trabalho na grecia antiga, como era essa forma de trabalhar… ok!!!!!!!!!!!

    Gostar

  2. as in formaçoes estao totalmente errada entao que aceessa nao acredita nao fala sobre esparta em atenas(ocasamento atc a sociedade e omeio de comunicaçao entao esta errado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Gostar

  3. Eu quero saber:
    As Caracteristícas do espaço natural da grécia, Como era a situação dos Atenienses antes do governo de Sólon,Oq significa ser cidadão em Atenas, Quem participava da Vida política em Atenas, O q era a Eclésia, O q era uma Acrópole, Nome de deuses gregos e sua importância para os Atenienses, Quem eram os Metecos, Como era a situação de um escravo em Atenas, qual era a situação da mulher na sociedade ateniense, O q significa a palavra filosofia e como foi seu surgimento, Quais foram os principai filósofos gregos e suas idéias sobre o mundo e como era viver em Eparta.

    Gostar

  4. oiiii voces colocaram na pagina que voces tinham informaçoes, mais voces falaram flaram e nada, porque fico a mesma coisa…da proxima vez, pesquisa mais para ter o que escrever…..ok!!!!

    Gostar

  5. Gostaria de saber se na grecia antiga quem não queria saber de Politica era chamado de idiotes palavra grega que significa idiota, uma pessoa que não tem nada para oferecer, mesquinha em suas coisas, isolada etc,

    Gostar

  6. eu queria saber um pouco mais sobre a grecia e deuses e o texto foi tudo otimo adorei o texto as coisas e como disse queria saber um pouco mais sobre deuses

    Gostar

  7. eu acho deviam falar mais sobre a grecia, tambem acho a grecia muito linda ‘ e a historia e a minha materia favorita e tambem amo a historia grega.e bom de mais a historia da grecia antiga.a lenda da afrodete e de arrazar,e bom demais

    Gostar

Deixe um comentário