Conheça a história de Esparta, cidade-estado grega, os espartanos, educação espartana, política, religião,



esparta - guerreiro
Estatueta de um Guerreiro Espartano

Esparta foi uma das principais polis (cidades-estado) da Grécia Antiga. Situava-se geograficamente na região sudeste da Península do Peloponeso. Destacou-se no aspecto militar.

A cidade de Esparta foi fundada no século IX a C pelo povo dório que penetrou pela península em busca de terras férteis. Quatro aldeias da região da Lacônia uniram-se para formar a cidade de Esparta. A cidade cresceu nos séculos seguintes e o aumento populacional fez com que os espartanos buscassem a ampliação de seu território através de guerras. No final do século VIII aC, os espartanos conquistaram toda a planície da Lacônia. Nos anos seguintes, Esparta organizou a formação da Liga do Peloponeso, reunindo o poderio militar de várias polis da região, exceto a rival Argos.

O poder militar de Esparta foi extremamente importante nas Guerras Púnicas (contra os persas). Uniu-se a Atenas e outras cidades para impedir a invasão do inimigo comum. O exército espartano foi fundamental na defesa terrestre (Atenas fez a defesa marítima) durante as batalhas. Após as Guerras Púnicas, a luta pela hegemonia no território grego colocou Atenas e Esparta em posições contrárias. De 431 a 404, ocorreu a Guerra do Peloponeso entre Atenas e Esparta, que foi vencida pelos espartanos.

Sociedade Espartana

Em Esparta a sociedade era estamental, ou seja, dividida em camadas sociais onde havia pouca mobilidade. A sociedade estava composta da seguinte forma:

Esparcíatas: eram os cidadãos de Esparta. Filhos de mães e pais espartanos, haviam recebido a educação espartana. Esta camada social era composta por políticos, integrantes do exército e ricos proprietários de terras. Só os esparcíatas tinham direitos políticos.

Periecos: eram pequenos comerciantes e artesãos. Moravam na periferia da cidade e não possuíam direitos políticos. Não recebiam educação, porém tinham que combater no exército, quando convocados. Eram obrigados a pagar impostos.

Hilotas: levavam uma vida miserável, pois eram obrigados a trabalhar quase de graça nas terras dos esparcíatas. Não tinham direitos políticos e eram alvos de humilhações e massacres. Chegaram a organizar várias revoltas sociais em Esparta, combatidas com extrema violência pelo exército.

Educação Espartana

O princípio da educação espartana era formar bons soldados para abastecer o exército da polis. Com sete anos de idade o menino esparcíata era enviado pelos pais ao exército. Começava a vida de preparação militar com muitos exercícios físicos e treinamento. Com 30 anos ele se tornava um oficial e ganhava os direitos políticos. A menina espartana também passava por treinamento militar e muita atividade física para ficar saudável e gerar filhos fortes para o exército.

Política Espartana

Reis: a cidade era governada por dois reis que possuíam funções militares e religiosas. Tinham vários privilégios.

Assembléia: constituída pelos cidadãos, que se reuniam na Apella (ao ar livre) uma vez por mês para tomar decisões políticas como, por exemplo, aprovação ou rejeição de leis.

Gerúsia: formada por vinte e oito gerontes (cidadãos com mais de 60 anos) e os dois reis. Elaboram as leis da cidade que eram votadas pela Assembléia.

Éforos: formado por cinco cidadãos, tinham diversos poderes administrativos, militares, judiciais e políticos. Atuavam na política como se fossem verdadeiros chefes de governo.

Religião Espartana

Assim como em outras cidades da Grécia Antiga, em Esparta a religião era politeísta (acreditavam em vários deuses). Arqueólogos encontraram diversos templos nas ruínas de Esparta. Atena (deusa da sabedoria) era a mais cultuada na cidade.

56 thoughts on “Conheça a história de Esparta, cidade-estado grega, os espartanos, educação espartana, política, religião,

  1. muito chaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaattttttttttttttttttttttttttttttttttttttttooooooooooooooooooooooooooooooooooooo…………………………………………………..

    Gosto

  2. deyse

    eu achei muiiito bom por que estou estuidando sobre isso para mim poder ganhar ponto na escola e passar de ano pra minha mãe ficar orgulhosa de mim e tbm pra me ajudar no ensino escolar bjinhus

    Gosto

  3. jssica ravena dias magalhaes

    eu achei muito legal mim explicou muito pq eu estava estudando pelo o livro e nao conseguia entender nada e guando eu estudei por aqui eu aprendir muito e tirei uma nota boana prova

    Gosto

  4. thiago

    olha estou estudanto sobre este tema ESPARTA e estou adorando . e neste site eu achei que tudo que eu estava precisando com isso tenho certeza que no trabalho vou tirar notas boa rsrsrs,……………….

    Gosto

  5. Gabriela Dias;

    Geeeeente AMEEEEEEEEEEI, entendi tudo, fiz altas conclusão, que para a minha professora é o que mas importa!
    e tirei 10.

    muito d+++o site

    Gosto

  6. Carneiro

    Apenas uma correção, o conflito entre gregos e persas que precedeu a guerra entre Atenas e Esparta é conhecida como Guerras Médicas. As Guerras Punicas se refere ao conflito entre Roma e Cartago no periodo de II à I a.C.

    Gosto

  7. Kevin

    Eu queria saber como eu posso fazer uma conclusão e indo pela historia??? dei-me detalhes porfavor eu serei muito grato……

    Gosto

  8. iara

    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaddddddddddddddddddddddddddddooooooooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrooooooooooooooooooooooooo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Gosto

  9. SHIRLEY

    EU ACHEI MUITO MAS MUITO CHATO!
    NAO ACHEI NADA AQUI NASSA BERDA ,PORCARIA VCS NAO SABE FAZER NADA BANDO DE BURROS…………..

    Gosto

  10. Adorei,mto interessante.Mas aí vai ma dica:a imagem de tras não é mto boa,se puderem mudar ficaria mais legal do que ja é
    Parabéns pelo site
    Quem não gosto é pq não gosta de nada na vida então até mais e obrigada mesmo!

    Gosto

  11. gabrielly

    Eu achei isso muito enteresante para trabalhos de escola e muito mais eu adorei mesmo sabe da até vontade de chorar beijinhooooossssss

    Gosto

  12. mila

    bom não sei se esta correto isso que acabei de lê mas posso dizer que foi muitro claro a explicação espero que me ajude na minha avaliação depois volto pra falar sim ou não

    Gosto

  13. Karina

    Tenho estudado esse Tema na faculdade, é muito interessante mesmo. O modelo de democracia em que viviam, e o jeito em que pensavam. Estudem mais profundamente, voces iram gostar :)

    Gosto

  14. Rafael

    Realmente, é um texto que traz para nos, uma história do passado, que ate hoje estudamos para entender o que era realmente o povo antigo, mais quero dizer que é um texto muito rico em informações e que nos mostra com clareza o que realmente foi Esparta.

    Gosto

  15. MUITO BOM!!! NÃO ACREDITO NA REENCARNAÇÃO, MAS TENHO CERTEZA QUE ESTARIA COM O REI LEONIDAS NAS TERMOPILAS!!! QUE BOM HOJE NÃO DEPENDEMOS DE REIZINHOS, GRAÇAS A LEÔNIDAS. APESAR DE TERMOS ASSEMBLEIAS DE LADRÕES!!!

    Gosto

  16. Jeferson

    Você trata a história de forma muito reducionista e não menciona fontes. Penso que poderia, ao menos, adicionar links com um aprofundamento maior sobre o tema. Além disso, lendo assim por alto, parece que Esparta foi bem tranquila, se confito interno, sem revoltas…

    Gosto

  17. jhéssica

    otima a pesquisa mas preciso que vcs coloquem a conclusão e assim sói assim eu tiro 10 não 0 no meu trabalho com as regras da abn

    Gosto

  18. Edilene

    As pessoas não tem mais nada pra fazer, e ficam criticando o trabalho dos outros, quando capacidade nenhuma, de pelo menos escrever uma critica construtiva !

    Adorei o site, me esclareceu muitas duvidas ! Obrigada’ !

    Gosto

  19. Murillo

    eu gostei desse site,mas acho que eles deveriam além de falar de esparta, falar sobre outras cidades-estados da Grécia para ficar mais completo.Mas fora a isso eu adorei!

    Gosto

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s