Mais uma ficha preenchida de auto-avaliação



Pode fazer o download da ficha preenchida de auto-avaliação de professores do EB e do Ensino Secundário. Adapte de forma a que a ficha reflicta  as suas experiências e práticas.
In “Ramiro Marques”
Advertisements

5 thoughts on “Mais uma ficha preenchida de auto-avaliação

  1. Penso que nada disto, fichas, descritores,registo de avaliação, aulas observadas, portfólio, em nada melhora o ensino, nem a sua qualidade.
    Deixem os professores ensinar. Só isto.

    Gostar

  2. Isso só vai trazer destabilização e mais burocracias, dêm uma carreira condigna e uma legislação correcta para os alunos (nada de facilitismos) que os professores em grupos ensinam bem.

    Em vez do Governo perder tempo a tentar economizar no ordenado dos professores, e a inventar avaliações para os deixarem a ganhar menos, façam trabalhos pedagógicos para os grupos que estão nas escolas.

    È através dos grupos de especialidade e deixando o pessoal ensinar que se obtem ensino de excelência, caso contrário, é o caos como se vê, alguem consegue produzir alguma coisa se for enxovalhado, sem carreira, sem legislação de apoio e completamente desmotivado?

    Se a legislação promove o desleixo dos alunos e a irresponsabilidade, como se pode ensinar,como podem ser formados futuros cidadãos?

    Não há milagres.

    Gostar

  3. Dêem oportunidades de ensinar.
    Não sobrecarreguem os professores.
    Quantidade é inimiga da Qualidade.

    E nós já tivemos um ensino em que os alunos eram reconhecidos no estrangeiros como dos melhores, isso foi antes de termos o caos.

    Gostar

  4. Maria Vieira

    Gostava de ensinar. Escolhi esta profissão porque me sentia vocacionada para tal. Neste momento, sinto-me totalmente desmotivada e cansada. Tenho 19 anos de serviço, ainda nem a meio vou da carreira, por isso devo ter energia para prosseguir. Mas não tenho tempo para organizar e praparar as aulas como antes, muito menos corrigir trabalhos de casa ou outros. Quem mais perde são os alunos! O Governo e alguns Encarregados de Educação ainda não pereceberam que nós precisamos de tempo para nos dedicarmos ao ensino. O que melhoram as aulas de substituição, os objectivos individuais e as fichas de auto-avaliação? Gasta-se papel (medida bem anti-ecológica) e tempo que seria útil em procurar estratégias para recuperar os alunos que mal têm tempo para estudar, com um horário sobrecarregado de aulas (disciplinas como Área-de- Projecto e Estudo Acompanhado que, muitas vezes, é mais uma perda de tempo!) e sem poderem gozar um “feriado” que só lhes permitia relaxar ou, se quisessem, ir para a biblioteca ou aproveitar para fazerem trabalhos. Perguntem aos próprios alunos sobre as aulas de substituição?
    Nós só queremos que respeitem o nosso trabalho que, já por si, se tem tornado cada vez mais difícil porque a autoridade do professor é mínima e dar aulas torna-se insuportável, sobretudo em turmas indisciplinadas que não respeitam o professor. Os pais nem imaginam o que os filhos são capazes de fazer quando se encontram em grupo!
    A divisão da carreira só separa os professores, criando um clima de “graxa” e de desconfiança. Quem é que quer partilhar materiais? Não, se fui eu que os fiz, ficam só para mim para eu me distinguir e ter melhor nota que os outros colegas! Não queremos ser avaliados pelos nossos colegas que viraram titulares por”obra e graça do Nosso Senhor!” É isso que também nos revolta! E eles nada fizeram para chegarem a titulares! E nalguns já se reconhece alterações nas atitudes! Há realmente quem goste do poder! Avaliação, sim, mas que não sejam os nossos colegas da escola!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s