Toda a alma é imortal, porque aquilo que se move a si mesmo é imortal.
Mais uma ficha preenchida de auto-avaliação
Pode fazer o download da ficha preenchida de auto-avaliação de professores do EB e do Ensino Secundário. Adapte de forma a que a ficha reflicta as suas experiências e práticas.
Penso que nada disto, fichas, descritores,registo de avaliação, aulas observadas, portfólio, em nada melhora o ensino, nem a sua qualidade.
Deixem os professores ensinar. Só isto.
Isso só vai trazer destabilização e mais burocracias, dêm uma carreira condigna e uma legislação correcta para os alunos (nada de facilitismos) que os professores em grupos ensinam bem.
Em vez do Governo perder tempo a tentar economizar no ordenado dos professores, e a inventar avaliações para os deixarem a ganhar menos, façam trabalhos pedagógicos para os grupos que estão nas escolas.
È através dos grupos de especialidade e deixando o pessoal ensinar que se obtem ensino de excelência, caso contrário, é o caos como se vê, alguem consegue produzir alguma coisa se for enxovalhado, sem carreira, sem legislação de apoio e completamente desmotivado?
Se a legislação promove o desleixo dos alunos e a irresponsabilidade, como se pode ensinar,como podem ser formados futuros cidadãos?
Gostava de ensinar. Escolhi esta profissão porque me sentia vocacionada para tal. Neste momento, sinto-me totalmente desmotivada e cansada. Tenho 19 anos de serviço, ainda nem a meio vou da carreira, por isso devo ter energia para prosseguir. Mas não tenho tempo para organizar e praparar as aulas como antes, muito menos corrigir trabalhos de casa ou outros. Quem mais perde são os alunos! O Governo e alguns Encarregados de Educação ainda não pereceberam que nós precisamos de tempo para nos dedicarmos ao ensino. O que melhoram as aulas de substituição, os objectivos individuais e as fichas de auto-avaliação? Gasta-se papel (medida bem anti-ecológica) e tempo que seria útil em procurar estratégias para recuperar os alunos que mal têm tempo para estudar, com um horário sobrecarregado de aulas (disciplinas como Área-de- Projecto e Estudo Acompanhado que, muitas vezes, é mais uma perda de tempo!) e sem poderem gozar um “feriado” que só lhes permitia relaxar ou, se quisessem, ir para a biblioteca ou aproveitar para fazerem trabalhos. Perguntem aos próprios alunos sobre as aulas de substituição?
Nós só queremos que respeitem o nosso trabalho que, já por si, se tem tornado cada vez mais difícil porque a autoridade do professor é mínima e dar aulas torna-se insuportável, sobretudo em turmas indisciplinadas que não respeitam o professor. Os pais nem imaginam o que os filhos são capazes de fazer quando se encontram em grupo!
A divisão da carreira só separa os professores, criando um clima de “graxa” e de desconfiança. Quem é que quer partilhar materiais? Não, se fui eu que os fiz, ficam só para mim para eu me distinguir e ter melhor nota que os outros colegas! Não queremos ser avaliados pelos nossos colegas que viraram titulares por”obra e graça do Nosso Senhor!” É isso que também nos revolta! E eles nada fizeram para chegarem a titulares! E nalguns já se reconhece alterações nas atitudes! Há realmente quem goste do poder! Avaliação, sim, mas que não sejam os nossos colegas da escola!
será a auto-avaliação fundamental para a melhoria da qualidade de ensino?
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Penso que nada disto, fichas, descritores,registo de avaliação, aulas observadas, portfólio, em nada melhora o ensino, nem a sua qualidade.
Deixem os professores ensinar. Só isto.
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Isso só vai trazer destabilização e mais burocracias, dêm uma carreira condigna e uma legislação correcta para os alunos (nada de facilitismos) que os professores em grupos ensinam bem.
Em vez do Governo perder tempo a tentar economizar no ordenado dos professores, e a inventar avaliações para os deixarem a ganhar menos, façam trabalhos pedagógicos para os grupos que estão nas escolas.
È através dos grupos de especialidade e deixando o pessoal ensinar que se obtem ensino de excelência, caso contrário, é o caos como se vê, alguem consegue produzir alguma coisa se for enxovalhado, sem carreira, sem legislação de apoio e completamente desmotivado?
Se a legislação promove o desleixo dos alunos e a irresponsabilidade, como se pode ensinar,como podem ser formados futuros cidadãos?
Não há milagres.
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Dêem oportunidades de ensinar.
Não sobrecarreguem os professores.
Quantidade é inimiga da Qualidade.
E nós já tivemos um ensino em que os alunos eram reconhecidos no estrangeiros como dos melhores, isso foi antes de termos o caos.
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Gostava de ensinar. Escolhi esta profissão porque me sentia vocacionada para tal. Neste momento, sinto-me totalmente desmotivada e cansada. Tenho 19 anos de serviço, ainda nem a meio vou da carreira, por isso devo ter energia para prosseguir. Mas não tenho tempo para organizar e praparar as aulas como antes, muito menos corrigir trabalhos de casa ou outros. Quem mais perde são os alunos! O Governo e alguns Encarregados de Educação ainda não pereceberam que nós precisamos de tempo para nos dedicarmos ao ensino. O que melhoram as aulas de substituição, os objectivos individuais e as fichas de auto-avaliação? Gasta-se papel (medida bem anti-ecológica) e tempo que seria útil em procurar estratégias para recuperar os alunos que mal têm tempo para estudar, com um horário sobrecarregado de aulas (disciplinas como Área-de- Projecto e Estudo Acompanhado que, muitas vezes, é mais uma perda de tempo!) e sem poderem gozar um “feriado” que só lhes permitia relaxar ou, se quisessem, ir para a biblioteca ou aproveitar para fazerem trabalhos. Perguntem aos próprios alunos sobre as aulas de substituição?
Nós só queremos que respeitem o nosso trabalho que, já por si, se tem tornado cada vez mais difícil porque a autoridade do professor é mínima e dar aulas torna-se insuportável, sobretudo em turmas indisciplinadas que não respeitam o professor. Os pais nem imaginam o que os filhos são capazes de fazer quando se encontram em grupo!
A divisão da carreira só separa os professores, criando um clima de “graxa” e de desconfiança. Quem é que quer partilhar materiais? Não, se fui eu que os fiz, ficam só para mim para eu me distinguir e ter melhor nota que os outros colegas! Não queremos ser avaliados pelos nossos colegas que viraram titulares por”obra e graça do Nosso Senhor!” É isso que também nos revolta! E eles nada fizeram para chegarem a titulares! E nalguns já se reconhece alterações nas atitudes! Há realmente quem goste do poder! Avaliação, sim, mas que não sejam os nossos colegas da escola!
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