A farsa de Sócrates, novos episódios


Segredo de confissão

A declaração de ontem não muda nada: José Sócrates continua a oferecer-nos as mentiras que este jornal já desmontou. Estamos a assistir a uma desesperada fuga para a frente.

I. A declaração de ontem do primeiro-ministro foi um autêntico flop. José Sócrates não adiantou nada de novo; manteve as suas quatro farsas: (1) atacou o “jornalismo de buraco de fechadura”, (2) refugiou-se em formalismos legais (segredo de justiça); (3) refugiou-se em fracos truques semânticos (conhecimento ‘informal’ vs. conhecimento ‘formal’; (4) refugiou-se na farsa da “conversa privada”. Não, aquelas não são conversas privadas. A vida privada de um primeiro-ministro não contempla conspirações que visam controlar grupos de comunicação social. Ninguém está insultar o “José”. O país inteiro está, isso sim, a fazer uma exigência pública a “José Sócrates”: Sua Exa. sabia ou não sabia do plano para controlar a TVI? Sua Exa. foi um actor activo ou passivo (i.e. conivente) desse plano?

II. Ontem, andei pensei que José Sócrates iria dizer as duas coisas que o poderiam “salvar”: (1) declarar que o “Sol”, o “Correio da Manhã” e o “Expresso” fabricaram mentiras para o difamar; (2) declarar que Paulo Penedos e Rui Pedro Soares mentiram quando colocaram o seu nome no meio da conspiração que atentou deliberadamente contra a liberdade de expressão. Sócrates não fez nada disto. Sócrates não desmentiu os factos. Repito: o primeiro-ministro de Portugal não desmentiu os factos. Nada mudou, portanto.

III. Caro dr. Sócrates, oiça o anjo bom do PS, o dr. Medeiros Ferreira: V. Exa. tem de decidir se quer deixar de ser primeiro-ministro antes ou depois das presidenciais . Que seja antes, V. Exa., antes.

Henrique Raposo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s