Sócrates canta de galo, os outros cacarejam


Ardeu não  ardeu fogos

A notícia da morte de José Sócrates tem sido manifestamente exagerada. Muita gente diz, e com razão, que por um décimo das avarias que Sócrates já praticou Pedro Santana Lopes foi posto fora de São Bento. Mas há uma diferença substancial entre os dois, que não tem a ver com a gravidade dos actos mas com a ordem que se consegue manter na capoeira: enquanto o governo de Santana estava em cacos, com ministros a distribuírem bicadas por todo o lado, José Sócrates continua a ser o único dono dos ovos. Ele canta de galo. Os outros cacarejam.

Ver gente como Mário Soares, António Vitorino ou Almeida Santos vir a público defender Sócrates, depois de tudo o que foi revelado nos jornais, é uma coisa que dá a volta ao estômago, e diz bem do estado lastimável em que se encontra a ética da República. Mas não há como negar a espantosa persistência do primeiro-ministro, e a fidelidade canina que desperta à sua volta. Pena ter cedido, como Darth Vader, ao lado negro da Força – fossem estas qualidades dirigidas para o sítio certo e poderíamos ter tido um excelente primeiro-ministro, em vez de um zombie político que por mais machadadas que leve regressa sempre dos mortos para nos atormentar.

Acredite em mim, caro leitor. Ainda há-de passar um outro Inverno e José Sócrates continuará no seu cargo, a fazer inaugurações todos os sábados no Portugal profundo, a reunir-se com muitas senhoras, a dar entrevistas cândidas e a recusar as explicações que seria do seu mais elementar dever fornecer. É triste, é deprimente, mas é assim. Licenciatura da Independente, projectos da Guarda, caso Cova da Beira, caso Freeport, apartamento na Braancamp e agora o Face Oculta. Sócrates está neste momento a usar a sua sétima vida. E é bem capaz de ainda vir a bater o recorde dos gatos.

AMOR À PRIMEIRA VISTA

OUVIR B FACHADA É O MELHOR REMÉDIO

O estado de espírito do país já viu melhores dias, mas convém continuar de algum modo a gostar da pátria, que é a única que temos. Portanto, desviemos os olhos da política e olhemos para a música, onde há rapazes a produzir grandes canções em português. Entre eles, B Fachada, que lançou um disco imperdível. Na hora do Telejornal, baixe o som e ponha a rodar ‘Estar à Espera ou Procurar’. Vale a pena.

15 SEGUNDOS DE FAMA

DE CALÇAS NA MÃO

Um ladrão tenta entrar por uma pequena janela para roubar um supermercado de Almancil. A janela é demasiado estreita e ele fica entalado: nem para trás, nem para a frente. Portugal inteiro se ri do espectáculo quando vê o ladrão em cuecas. O ladrão zanga-se e processa o dono do supermercado, que diz ter–lhe baixado as calças e ferido as pernas. Este ladrão, assim de repente, lembra-me alguém.

ENTREVISTAS IMAGINÁRIAS: Vítor Constâncio, Governador do Banco de Portugal

“HÁ MUITA GENTE COM DIFICULDADE EM CONTROLAR A ALEGRIA”

– Foi eleito vice-presidente do Banco Central Europeu, mas manifestou uma certa amargura por ter sido motivado a deixar o país.

– Pois manifestei. Tenho visto por aí demasiada gente com dificuldade em controlar a sua alegria por eu abandonar Portugal, o que me parece uma atitude muito ingrata. Como se alguém tivesse alguma coisa a apontar em relação ao meu desempenho no Banco de Portugal…

– Bom, houve aquela história do BCP.

– Hum… OK. Mas tirando aquela história do BCP…

– A falência do BPP?

– Sim, está bem… Mas tirando o BCP e o BPP, quem é que tem alguma coisa a apontar…

– O desastre do BPN?

– Bom, eu estava a deixar de fora todos os problemas começados por B e com apenas três letras. Tirando esses, quais?

– As previsões do défice de 2009.

– Erhh… Com excepção da história do BCP, da falência do BPP, do desastre do BPN e das previsões do défice, quem tem alguma coisa a apontar ao meu desempenho no Banco de Portugal? Sim, quem?

João Miguel Tavares

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s