Corrida às reformas antecipadas


Mais de nove mil professores aposentados em dois anos

No centro da polémica está agora a antecipação da penalização de 6% nas pensões de aposentação para 2010, ao invés de 2015 como estava previsto. “Os professores estão a sentir que aquilo que alcançaram no final de 2009 lhes está a ser tirado com as alterações introduzidas pelo Orçamento do Estado (OE) para 2010”, adianta o secretário-geral da Fenprof.

Já o responsável da FNE admite que “podia haver alguma expectativa, com o acordo, para a manutenção na carreira”. “Mas com a nova proposta do Governo isso vai fazer com que as pessoas peçam na mesma a reforma quando completarem os requisitos.”

Mário Nogueira acrescenta que os professores estão indignados porque “depois de se ter conseguido o índice de 370 para quem se aposentasse entre 2012 e 2015, no Orçamento veio estipular-se que o índice de referência é o de 2005”, que é mais baixo. Os dirigentes adiantam que “há muita gente à procura de informação” e, salienta Dias da Silva, “muitos podem acabar por pedir a aposentação antes da entrada em vigor do OE”.

A situação deixa Nogueira apreensivo pois “entre as pessoas que se estão a reformar, algumas antecipadamente e com perdas de 40%, estão os melhores professores, com muito conhecimento e experiência”.

Só nos dois primeiros meses do ano, segundo as listagens da Caixa Geral de Aposentações publicadas no Diário da República, foram 526 os professores que passaram ao regime de aposentados.

One thought on “Corrida às reformas antecipadas

  1. Farto de Pulhas

    O que devia ser investigado era os Decretos Lei à medida. No ano passado quem tivesse concluído o curso de educadora em 1976 podia reformar-se com uma penalização razoável. Um ano depois, já tudo muda de figura, e deixou de compensar ( não tem a ver com a subida das penalizações). Curioso seria ver quem assinou a Lei, e quem foi/foram os beneficiários.
    Mais… quem nessa altura concluísse o curso, tinha de tirar estágio, mas um estágio diferente de agora. O estágio era remunerado e pagava TODAS as contribuições para a Segurança Social. Mas, isso para esta gente não conta, e esse ano de trabalho foi oferecido…
    Por isso, nunca o meu nick foi mais adequado…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s