Deutsche Bank garante que não ajudou Portugal a esconder níveis de défice


O maior banco alemão, o Deutsche Bank, veio hoje a público garantir que não ajudou Portugal a reduzir os níveis de défice orçamental através de swaps cambiais ou outras transações com derivados.

“O banco nunca procedeu em quaisquer actividades com derivados que tivessem como objetivo a otimização da dívida e do défice de Portugal, à luz dos princípios do Eurostat“, afirmou hoje o porta-voz do banco, Ronal Weichert, citado pela Bloomberg.

A resposta do banco alemão surge após o jornal económico norte-americano The Wall Street Journal ter indicado que haveriam transações entre o Deutsche Bank e Portugal, que incluíam, citando o banco, “swaps cambiais completamente normais” e que estariam dentro do “quadro de gestão de dívida dos países“.

Os swaps cambiais com os governos nacionais têm estado sob escrutínio desde que começaram a surgir indicações de que a Grécia terá utilizado transações com bancos de investimento que permitiram melhorar o défice, de acordo com as regras do Eurostat.

A Grécia tem sido acusada de “mascarar” o seu défice nos últimos anos, através de transações financeiras com bancos e de práticas de desorçamentação, tendo as contas do país sido alvo de várias reparos pelo gabinete de estatísticas das comunidades europeias, o Eurostat, que apura o défice na ótica da contabilidade nacional (a relevante no âmbito do Pacto de Estabilidade e Crescimento).

O défice orçamental grego estimado para 2009 foi de 12,7 por cento, mais de quatro vezes o permitido pela Comissão Europeia (três por cento) e que é um dos critérios de convergência para os países entrarem na moeda única.

Os números avançados pela Bloomberg apontam ainda para um total de 42 mil milhões de euros de dívida pública portuguesa em derivados.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s