Cheias: nove distritos de Portugal Continental em alerta amarelo


Os níveis das águas nos caudais do Tejo e afluentes deverão subir nas próximas horas, devido ao aumento das descargas das barragens, estando a Protecção Civil do distrito de Santarém a acompanhar com especial atenção a evolução no rio Alviela. De acordo com o comunicado emitido ao princípio da tarde pelo Governo Civil de Santarém, as águas no Alviela atingem valores significativos, que se poderão agravar se os níveis de precipitação persistirem.
O aumento das descargas nas barragens deverá provocar, ao longo do dia de hoje, a inundação da zona baixa de Vila Nova da Barquinha (avenida dos Plátanos) e a submersão da estrada nacional 365 em três pontos – entre Azinhaga e Golegã, em Palhais e nas Assacaias (estas na Ribeira de Santarém). As zonas submersas há vários dias deverão registar um aumento do nível das águas, de acordo com as previsões da Protecção Civil. Estão nesta situação, a parte baixa da vila de Constância, o cais de Tancos e as estradas que mantêm isolada, desde 23 de Fevereiro, a povoação de Reguengo do Alviela (a EN 365).
No concelho de Santarém, a Protecção Civil pede ainda especial atenção aos lençóis de água na estrada municipal que liga a Ribeira de Santarém a Vale de Figueira e na ligação entre Ómnias e Caneiras (transitáveis).
No concelho do Cartaxo, mantêm-se submersas as estradas nacionais 114-2, entre Setil e Reguengo (devido à subida do rio Maior), e 3-2, entre a ponte do Reguengo e Valada. Por influência do rio Sorraia, mantêm-se ainda submersos os caminhos municipais que ligam a EN 114-3 à EM 515 e o que liga a EN 114-3 e a EN 119, ambos no concelho de Coruche, e ainda a EM 1456, entre Benavente e a Recta do Cabo.
A Protecção Civil apela a cuidados redobrados na condução, à não circulação nas vias submersas e à suspensão das actividades junto às margens dos rios. A governadora civil do distrito de Santarém, Sónia Sanfona, accionou o alerta amarelo no Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo no passado dia 22 de Fevereiro.
Hoje vinte e cinco estradas foram hoje cortadas ao trânsito nos distritos de Setúbal, Leiria, Lisboa e Santarém devido a inundações resultantes da queda de chuvas. A chuva intensa que também atingiu o norte do Alentejo provocou o corte do trânsito entre Elvas e Portalegre devido à acumulação de água na via. O presidente da Junta de Freguesia de Santa Eulália (Elvas), Cláudio Carapuça, indicou que o trânsito está cortado desde hoje de madrugada junto à ponte do túnel do caminho-de-ferro.
Também em Lisboa se sentiram as consequências da chuva. Os Bombeiros Sapadores receberam, entre as 20:00 de sexta-feira e as 08:00 de hoje, 22 pedidos de ajuda por causa de inundações, na sua maioria sem gravidade. “Desde as oito da noite de ontem (sexta feira) até às oito da manhã de hoje tivemos 48 serviços, 22 dos quais por inundações”, explicaram.
Mais de vinte casas no concelho de Alenquer ficaram hoje isoladas e duas famílias tiveram de ser retiradas da localidade de Vila Nova da Rainha, em Azambuja, em resultado da inundação do rio de Alenquer provocada pela forte precipitação. “Temos mais de vinte casas isoladas em Montegil e Azevia, mas as aldeias não estão totalmente isoladas porque dispõem de um acesso secundário”, afirmou o presidente da câmara de Alenquer, Jorge Riso. O Rio Alenquer, um afluente do Tejo, transbordou em várias zonas, afectando diversas povoações desde sexta-feira à noite não só em Alenquer, como no concelho da Azambuja. A Protecção Civil colocou hoje nove distritos de Portugal continental em alerta amarelo devido à chuva intensa e eventuais inundações. Eles são: Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s