Chile em alerta: 8 terramotos numa só manhã


A terra voltou a tremer esta quinta-feira no Chile… por 8 vezes. De acordo com o Centro Geológico Norte-americano, às 11h39 (14h39 em Lisboa) registou-se o sismo mais violento do dia – 6.9 graus na escala de Richter. O epicentro localizou-se a 110 km de Rancagua, na região de Libertador O’Higgins, a uma profundidade de 10,9 km. Depois disso, já foram sentidas mais 4 réplicas, com intensidades entre os 4.9 e os 6.7 graus na escala de Richter.

Não há ainda informações sobre possíveis estragos ou feridos. Existe, no entanto, um alerta de tsunami emitido pela Marinha do Chile.

O terramoto acontece no dia em que o novo presidente assume funções. O jornal chileno “La Nación” relata que o sismo mais forte ocorreu quando Sebastián Piñera fazia o seu primeiro discurso oficial perante o congresso. Piñera apelou à calma e garantiu apoio à população. “A protecção das vidas, da integridade das pessoas, o respeito pela dignidade de cada um e cada uma das chilenas vai ser a alma e o coração do nosso futuro governo”, disse.

Pouco depois, as autoridades chilenas emitiam um alerta de tsunami para a  zona centro-sul do país, pedindo aos habitantes das zonas costeiras que abandonassem as áreas de risco.
O Chile está ainda a recuperar do sismo de 8.8 registado a 27 de Fevereiro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s