No money for the boys


 ilusionista

Na discussão e votação do Orçamento do Estado de 2010, hoje no Parlamento, Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, decidiu-se por um comentário ao debate em torno de uma proposta do PCP (artº 35 e 35ª) que prevê um aumento em 5 milhões de euros das transferências do Orçamento do Estado para as Juntas de Freguesia.

O argumento dos comunistas era o de que algumas Juntas de Freguesia nem dinheiro têm para pagar as senhas de presença aos presidentes eleitos. Porém, numa curta intervenção, Teixeira dos Santos comentou: “Isto é money for the boys“. E o plenário incendiou-se.

Do CDS/PP ao Bloco de Esquerda, todos se insurgiram contra as palavras do ministro das Finanças: “Não estávamos à espera de ver uma expressão indigna por parte do senhor ministro”, devolveu Honório Novo, do PCP.

O socialista Vítor Baptista tentava lançar água na fervura: “Foi com este Governo que as verbas para as Juntas de Freguesia foram aumentadas”. Mas já não ia a tempo.

Boy é o Dr. Rui Pedro Soares”

Francisco Louçã foi mais longe: “Money for the boys são os dois gestores que o senhor ministro nomeou para a PT. O que ganham em prémios é equivalente ao que aqui está em discussão”.

Mota Soares (CDS/PP) foi mais preciso: “Boy é o Dr. Rui Pedro Soares, que foi nomeado para administrador da PT sem ter currículo para isso”.

É então que pede a palavra o social-democrata João Figueiredo, que acumula a qualidade de deputado com a de presidente da Junta da Freguesia de Canas de Santa Maria de Tondela: “Senhor presidente, peço a palavra para interpelar a mesa e defender a minha honra”.

“Senhor deputado”, responde-lhe Jaime Gama, presidente da Assembleia da República, “terei todo o prazer em lhe dar a palavra mas não pode invocar as três figuras regimentais” (ou seja pedir a palavra, defender a honra e interpelar a mesa). João Figueiredo exigia ao ministro que se “retratasse”.

Entretanto, Jaime Gama interrompia os trabalhos, mas por razões diferentes. Chegavam à mesa várias propostas e o PS pedia algum tempo para se organizar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s