Chile: sismo de 27 de fevereiro provoca perdas de 17% do PIB


As perdas provocadas pelo terramoto de 27 de fevereiro no Chile ascenderam, segundo cálculos do governo, aos 30 mil milhões de dólares (21,7 mil milhões de euros), o que significa 17 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

Estes números, anunciados hoje em conferência de imprensa pelo novo presidente, Sebastián Piñera, coincidem com a estimativa mais alta feita pouco depois da tragédia por consultoras norte-americanas.

“Os danos matrimoniais vão estar próximos de 30 mil milhões de dólares. Estou a falar de casas destruídas, hospitais colapsados, escolas com graves danos, estragos à nossa capacidade produtiva e às nossas infraestruturas e muitas coisas mais”, explicou Piñera.

O presidente disse que houve erros por parte do governo da presidente cessante, Michelle Bachelet, na condução da emergência provocada pelo sismo e pelo tsunami, que serão analisados posteriormente.

“É preciso que o Chile esteja muito melhor preparado para enfrentar a adversidade e tenha um sistema de alerta preparado para quando as catástrofes ocorrerem, para tomar decisões que salvem vidas”, afirmou Piñera.

O sucedido imediatamente depois do sismo de magnitude 8,8 na escala aberta de Richter a 27 de fevereiro “demonstrou que o sistema de alerta tem de ser aperfeiçoado e também o sistema de ajuda oportuna, que inclui a manutenção da ordem pública e o fornecimento de bens básicos”.

Piñera anunciou ainda o acionamento de um plano que será financiado mediante a criação de um fundo de reconstrução e desenvolvimento. Este programa, que será aprovado nos próximos dias, será financiado por cortes nos gastos públicos e pelo uso de uma parte dos 25 870 milhões de dólares (18 798 milhões de euros) que o Chile tem em reservas internacionais.

Também está prevista a contração de empréstimos nos mercados internacionais, dado que o nível da dívida externa do Chile é muito baixo, “ao contrário de alguns países europeus, que estão sobrecarregados”, comentou o presidente chileno.

Além disso, o preço elevado do cobre (que encerrou nos 3,3 dólares esta semana) vai trazer receitas adicionais para o plano de reconstrução.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s