O IV Reich



guerra mundia

A Comissão Europeia pretende aprovar os orçamentos nacionais de cada país, antes de estes serem votados nos respectivos parlamentos.

Pretende a Comissão Europeia que os países só possam aprovar orçamentos a quem já tenha dado o seu “ámen”? Quem elege a Comissão Europeia? Quem lhe concede legitimidade? Porque devemos nós obediência a gente que nunca possuiu essa legitimidade? Como pode um país decidir do seu futuro se esse futuro é decidido num qualquer gabinete de Bruxelas sem a intervenção dos cidadãos desse país?
Não pretendo ser uma voz agoirenta, embora o estado das coisas e as lições da história se pareçam conjugar para que o futuro seja negro. As crises que atravessamos eram há muito previsíveis e não é credível que os responsáveis políticos e económicos de cada país e da União os não tivessem visto. O que se vê é que preferiram olhar para o lado em busca de mais riquezas e mordomias para hoje esquecendo o amanhã. Agora é uma “aí Jasus que desgraça que nos foi acontecer” e atiram com os problemas para cima de quem em nada é responsável pelo estado a que a economia chegou. Os responsáveis, a Banca e os grandes especuladores, esses nunca deixaram de ter lucros bilionários, as ajudas da União Europeia e dos Estados sem ninguém se importar com os défices criados. Esses continuam a passar ao lado das medidas anti-crise e a ganhar milhões todos os dias. Esta gente que se recusou a ver a crise quando ela era evidente parece também preferir não ler os sinais da história. A cada dia que passa, com a menor independência dos estados na resolução dos seus problemas, com as leis a chegarem dos burocratas “Bruxelianos” e a crise a criar miséria e desemprego todos os dias facilmente podemos encontrar paralelos na história, todos eles a acabar em guerras sangrentas e desnecessárias. Foi assim na crise de 1909 que culminou na primeira guerra mundial em 1914, na crise de 1929 que levou à segunda guerra em 1939 e temo que venha a acontecer de novo com a crise de 2009. Os sinais estão todos aí, as causas também. Só a consciência e a vontade de o evitar parecem arredados das cabeças pensantes do nosso mundo. Aproximam-se tempos negros e a pergunta que faço é se iremos ainda a tempo de os evitar?

KAOS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s