A Censura de Cavaco – Octávio Ribeiro


Se a acção futura de Cavaco Silva for em linha de coerência com o seu discurso de ontem, este Governo terá pouquíssimo tempo de vida.

Foi uma violenta censura sem moção aquilo a que se assistiu ontem na casa da democracia.

Cavaco tomou posse como Presidente da República, mas o texto que leu por cima de José Sócrates é um cru programa de governo. Para este segundo mandato, o Presidente abandonou o plano do dever ser e ditou um pragmático ter de ser fundado em números, citações e percentagens.

Histórico, este é um discurso que compromete Cavaco com a acção: se não houver crescimento económico que sustente os custos sociais da necessária consolidação orçamental, o que fará o Presidente?

Se o Estado – isto é o Governo – não contiver a sua avidez despesista, consumindo assim o pouco dinheiro disponível no crédito para a iniciativa privada “com autonomia do poder político” – esse necessário empreendedorismo apontado às exportações, com produtos que “integrem conteúdo tecnológico”, o que fará o Presidente?

Se “o esforço colectivo”, que enfatizou, não visar resultados também nos sectores económicos tradicionais: na floresta, no mar, no turismo e lazer, na agricultura, o que fará o Presidente?

Depois deste discurso económico musculado, Cavaco terá obrigação de fazer mais do que apelar ao “sobressalto cívico” na vida colectiva.

O “civismo de exigência”, a que exortou, começa por aplicar-se a si, como Presidente da República.

Ora, depois das palavras de ontem, que tanto aturdiram o Parlamento, Cavaco colocou a fasquia da sua “magistratura activa” tão alta quanto está o juro da dívida soberana.

2 thoughts on “A Censura de Cavaco – Octávio Ribeiro

  1. Zune and iPod: Most people compare the Zune to the Touch, but after seeing how slim and surprisingly small and light it is, I consider it to be a rather unique hybrid that combines qualities of both the Touch and the Nano. It’s very colorful and lovely OLED screen is slightly smaller than the touch screen, but the player itself feels quite a bit smaller and lighter. It weighs about 2/3 as much, and is noticeably smaller in width and height, while being just a hair thicker.

    Gostar

  2. Pingback: A Censura de Cavaco – Octávio Ribeiro « miguel in belgium

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s