Os Tachos: Novo assessor de Cavaco é filho de Jaime Gama e delfim de Saldanha Sanches


O nome de João Taborda da Gama pode não dizer nada a ninguém, mas sabendo-se que é filho do presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, a segunda figura da nação e fundador do PS, pode parecer surpreendente a sua nomeação como assessor político do Presidente da República, Cavaco Silva.

João Gama foi aluno de Saldanha Sanches na Faculdade de Direito de Lisboa, onde se licenciou e completou o mestrado, tendo chegado a assistente. É neste momento professor na Universidade Católica. João Gama e Saldanha Sanches trabalharam juntos nos últimos sete anos. “Se não tivesse sido a morte do José Luís [Saldanha Sanches], continuariam a trabalhar juntos”, afirma ao i Maria José Morgado, viúva de Saldanha Sanches.

A admiração de João Gama pelo fiscalista desaparecido em 2010 está bem patente no livro “Justiça Fiscal”, o último de Saldanha Sanches: “Sabendo da minha colaboração e amizade com o professor Saldanha Sanches, muitas pessoas vinham avisar-me que tivesse cuidado, que era perigoso e traria incómodos estar próximo de uma pessoa assim. Tinham razão. O exemplo do professor Saldanha Sanches é perigoso e não interessa a ninguém. É um perigo, no Portugal de hoje, sabermos que se pode ser reconhecido sem estar comprometido, ser respeitado sem bajular, ser querido criticando, ser escutado dizendo o que ninguém quer ouvir”, pode ler-se na obra.

Aliás, revela a directora do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, foi João Gama quem escreveu o que Saldanha Sanches, já diminuído pela doença que o vitimou, ditava.

“É como se fosse um filho para mim, e nunca esquecerei o apoio que deu ao meu marido no momento mais difícil da vida dele”, diz. Questionada sobre se foi uma relação que passou de professor aluno para a de colegas de trabalho até amigos, a resposta é pronta: “Foi sempre uma amizade! Uma convergência de interesses e de conhecimentos. Mas o João sempre o tratou por professor, até ao fim.” O sentimento não se baseava na forma como viviam a política, “como é óbvio”, sublinha Maria José Morgado, “mas sim na paixão pelo direito fiscal, pela universidade, pela academia e pelas aulas”.

Maria José Morgado também sente esta amizade. “Não é uma amizade normal. É um agradecimento eterno por alguém que mostrou uma amizade e uma lealdade notáveis”, explica.

Numa apresentação do livro “Justiça Fiscal”, o ano passado, João Taborda da Gama explicava que “o Estado gasta dinheiro ineficientemente porque há uma série de pessoas e de empresas que vivem penduradas no Estado”. Daí se pode perceber que o novo assessor político de Cavaco Silva, à semelhança do Presidente da República, defenda uma melhor gestão do dinheiro público. Por altura da aprovação do Orçamento do Estado para 2011, João Gama criticava as excepções nas empresas públicas no que diz respeito à isenção dos trabalhadores de cortes salariais.

Maria José Morgado, que não quis falar sobre a nomeação de João Taborda da Gama para a casa civil de Cavaco Silva, define-o como “um fiscalista notável, uma pessoa brilhantíssima, com profundos conhecimentos de direito fiscal, muito inteligente e muito generoso”. Morgado faz questão de exaltar a “isenção e a honestidade exemplares” de Gama.

A nomeação como assessor político para a casa civil da presidência da República chega depois da presença na lista de honra da recandidatura de Cavaco Silva e da participação na iniciativa Mais Sociedade, um movimento lançado pelo PSD que se propõe realizar debates e contribuir com propostas para uma alternativa de governo.

Anúncios

2 thoughts on “Os Tachos: Novo assessor de Cavaco é filho de Jaime Gama e delfim de Saldanha Sanches

  1. Miguel Verissimo

    Para quem não sabe, este gajo é só o maior fiscalista vivo. Portanto, se isto é tacho então eu espero bem que passem a dar muitos tachos a gajos com o valor dele.

    Gostar

  2. Ricardo Andrade

    Aqui esta um bom exemplo do que deve ser a politica nomeando pessoas de grande valor e acima de qualquer suspeita e que sabem exactamente qual a sua missão.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s