Sondagem da Intercampus para PÚBLICO e TVI PSD e PS perdem votos mas “laranjas” alargam vantagem


PS e PSD perdem pontos na quinta sondagem da Intercampus para o PÚBLICO e a TVI, mas os sociais-democratas conseguem alargar a sua vantagem sobre os socialistas. Dos 0,7% da passada segunda-feira, o PSD passou agora a ter uma margem de 1,6%. O empate técnico continua em cima da mesa.

Numa semana em que os candidatos tiveram dias de intensa pré-campanha eleitoral e que foi marcada pelas polémicas sobre a Taxa Social Única e o programa Novas Oportunidades (a recolha de opinião foi feita entre os dias 14 e 19), com os dois partidos a trocarem permanentemente acusações, PS e PSD perderam preferência de voto em relação à sondagem da passada segunda-feira.

Os socialistas foram os que mais recuaram: passaram de 35,4% para 34,1% (menos 1,3%). Já os sociais-democratas desceram de 36,1% para 35,7% (menos 0,4%).

As diferenças entre os dois partidos têm tido algumas variações nas sondagens já realizadas pela Intercampus para o PÚBLICO e a TVI. Na primeira sondagem (6 de Maio) os sociais-democratas tinham uma vantagem de 2,2%; na segunda (9 de Maio) baixaram para 1,1% e o PS conseguiu, na terceira recolha de opinião (13 de Maio), passar para a frente, com vantagem de 2,9%. O PSD recuperou logo a seguir (dia 16), ganhando por curtos 0,7%, e agora sobe para 1,6%.

Os dois partidos encontram-se ainda dentro do campo do empate técnico, já que a diferença entre si é inferior à margem de erro da sondagem, que é cerca de 3,07%.

O CDS-PP, que na última recolha de opinião caiu pela primeira vez, volta agora a recuperar, passando de 12,6% para 12,8%, mas ainda abaixo dos 13,4% obtidos a 13 de Maio.

Os votos de PSD e CDS-PP juntos continuam no campo de possibilitar uma maioria parlamentar, tendo subido de 48% para os 48,5%. Já os votos de centristas “casados” com os dos socialistas somam 46,9%.

Quem volta a subir, ainda que ligeiramente, é o BE. Os bloquistas, que cresceram na passada segunda-feira pela primeira vez, obtendo 6,2%, têm agora 6,8%. Já a CDU (PCP e Os Verdes) mantém a regularidade que tem mostrado ao longo das cinco sondagens da Intercampus e seguram os 7,5% de preferência de votos.

Os votos juntos dos partidos de esquerda (PS, CDU e BE) somam agora 48,4%, contra os 49,1% da última sondagem.

Quem sobe são os outros partidos, aqueles que não têm representação parlamentar, que passam de 2,2% para 3,2%.

Esta repartição dos votos leva em conta apenas os entrevistados que manifestaram a intenção de votar num dos partidos indicados.

A cair está o grupo dos que não sabem, ou não respondem em quem vão votar. Esse número é agora de 23,1%, contra os 23,9% de segunda-feira. A parcela que está no item nenhum (partido)/não votaria é de 17,8%, quando antes se situava nos 17,5%.

Praticamente na mesma está o número de eleitores que defende que deve ser o partido vencedor a governar o país (era 31,1% e é agora de 31%; já os que preferiam uma coligação de partidos passou de 55,4% para 56,4%.

Dos que defenderam um “casamento” para o Governo, 29,1% gostariam que a “troca de alianças” fosse entre PSD e CDS-PP (eram 30,1% na segunda-feira). Já 7,3% gostavam de ter um Governo entre o CDS e PS (eram 5,8%). Quinze por cento, o mesmo número que segunda-feira, defendem um Executivo PSD-PS-CDS, igual número dos que querem o PSD com o PS (eram 16,2%). Aumenta o número dos que defendem uma governação de esquerda (PS-PCP-BE): eram 12,5% e é agora 12,9%.

Já os que acham que o próximo Executivo vai governar melhor são menos, passando de 40,1% para 36,5%. Os que acham que vai governar igual são 40,3% (eram 35,5%) e os que defendem que vai governar pior são 9,9% (eram 8,7%).

Oito sondagens PÚBLICO/TVI
Esta é a quinta de uma série de oito sondagens regulares da Intercampus para o PÚBLICO e a TVI, feitas à população portuguesa sobre as eleições legislativas de 5 de Junho e que terão lugar até à véspera do fim da campanha eleitoral.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s