João Semedo: “No BE os militantes não andam atrelados”


No BE os militantes não andam atrelados” e podem discordar do modelo de coordenação paritária que vai partilhar com Catarina Martins, garante João Semedo em entrevista ao PÚBLICO.

João Semedo admite que a solução e a forma como foi divulgada pelo coordenador cessante, Francisco Louçã, podia “ter corrido de outra forma”, mas garante que “nenhum dirigente do BE se eximiu a exprimir a sua posição” e que a existência de divergência de opinião no BE “não é crime, não é motivo de penalização”.

Sobre a solução de coordenação paritária e obrigatoriamente ocupada por um homem e uma mulher diz considerar que “é uma boa solução, é a melhor solução” que o BE encontrou. Mas reconhece que é uma novidade para um país como Portugal: “É uma solução nova que vamos ter de saber construir. O que é novo demora sempre a impor-se.”

Por outro lado, garante que a linha política e a estratégia do BE não vão mudar. E mantém que há alternativa às soluções governativas e à política da actual maioria PSD e CDS. A saber: renacionalizar algumas empresas que têm sido privatizadas, “controlo público sobre o crédito”, “reestruturar a dívida”, pois “há 60 a 70% da dívida que não é pagável”, BCE a financiar “os Estados directamente” e emissão de eurobonds que permita a aquisição directa de dívida pública”.

E garante que o BE está disponível para ser Governo com o PS e o PCP, mas desde que o PS se demarque das políticas da troika: “Há uma condição de base para um Governo de esquerda: a ruptura com a política da troika” sublinha que um voto contra o Orçamento do Estado por parte do PS é “positivo” mas não chega.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s