Bloco admite apoiar moção, greve e recurso ao TC


 O Bloco de Esquerda admitiu hoje apoiar uma moção de censura ao Governo, recorrer ao Tribunal Constitucional contra as novas medidas de austeridade e apoiar greves gerais contra o “golpe de Estado económico” anunciado pelo primeiro-ministro.

Estas posições foram transmitidas pelo coordenador da Comissão Política do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, em conferência de imprensa, em reação às medidas de austeridade comunicadas ao país por Pedro Passos Coelho na sexta-feira à noite.

“Eu acuso o primeiro-ministro, não só de insensibilidade e insensatez, mas de crueldade na destruição da economia, na destruição de empresas, de emprego e das reformas. Com estas medidas, em 2013, Portugal será um país muito mais pequeno, mais destroçado, com muito menos alternativas e com muito menor capacidade de escolher perante a imposição selvagem do memorando da “troika’ (Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Comissão Europeia)”, declarou o dirigente do Bloco de Esquerda.

Neste contexto, no atual quadro político, Francisco Louçã disse que o Bloco de Esquerda estará “disponível para todo o combate, para toda a unidade e convergência em relação a todas as medidas que a democracia possa opor a esta selvajaria do golpe de Estado económico”.

“Se os sindicatos avançarem para lutas gerais, terão o nosso apoio; se os jovens se manifestarem nas ruas em nome da democracia, terão o nosso apoio; nas interpelações ao Governo, nos debates com o primeiro-ministro, na censura à sua politica, na rejeição do Orçamento, de todas as formas necessárias contra este abuso inconstitucional, o Bloco de Esquerda estará sempre do lado da resposta e da solução”, disse Francisco Louçã.

Francisco Louçã considerou mesmo que o atual Governo se transformou “numa embaixada dos interesses financeiros, numa embaixada da especulação, da pouca vergonha, da mentira e do ataque à economia”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s