O perigo do transénico – ” ratos alimentados com o milho geneticamente modificado tinham uma maior taxa de mortalidade (duas a três vezes superior, no caso das fêmeas) e desenvolviam grandes tumores.”


Paris quer proibição de milho transgénico na UE

por Lusa, publicado por Ricardo Simões FerreiraHoje

O primeiro-ministro francês anunciou hoje que a França defenderá a proibição de milho transgénico “a nível europeu”, caso se confirmem as conclusões de um estudo que associa milho transgénico ao aparecimento de grandes tumores em ratos.

“A publicação de um estudo por investigadores franceses que põe gravemente em causa a inocuidade a longo prazo do milho trangénico NK 603 provocou o alerta imediato da agência de segurança sanitária e da autoridade europeia de segurança dos alimentos”, disse Jean-Marc Ayrault num discurso em Dijon.

O chefe do governo francês adiantou ter pedido um processo rápido que permita, “em algumas semanas”, verificar a validade científica deste estudo.

“Se os resultados forem conclusivos, [o ministro francês da Agricultura] Stéphane Le Foll defendera a nível europeu a proibição destes OGM [organismos geneticamente modificados)”, assegurou.

O estudo, realizado por investigadores da universidade de Caen ao longo de dois anos, partiu de uma amostra de 200 ratos, alguns dos quais foram alimentados com agua e milho NK 603, uma variedade transgénica do grupo norte-americano Monsanto, enquanto o grupo de controlo recebeu milho convencional.

Depois da experiência, os cientistas concluíram que os ratos alimentados com o milho geneticamente modificado tinham uma maior taxa de mortalidade (duas a três vezes superior, no caso das fêmeas) e desenvolviam grandes tumores.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s