“Estão criadas as condições” para um governo de esquerda


Costa diz que há “condições” para formar governo de esquerda

Foi a garantia deixada por António Costa ao Presidente da República: na sequência das negociações que têm sido feitas com os partidos à esquerda, o PS está em condições de formar um Governo alternativo com maioria de apoio na Assembleia da República.

“Temos as condições para que possa existir uma solução com apoio maioritário que garanta estabilidade e cumprimento da vontade dos portugueses”, disse o líder socialista à saída da reunião de mais de 40 minutos com o PR, lembrando que antes dele já Passos Coelho tinha dito que “não tinha condições para ter uma maioria na Assembleia da República”. E se Passos e Portas não garantem essa maioria, Costa diz que ele sim tem essa solução.

“É ao Presidente da República que cabe fazer o juízo do melhor caminho a seguir, mas julgamos que estão criadas as condições de estabilidade para o PS formar governo e ter apoio maioritário na Assembleia da República para garantir essa estabilidade”, disse, acrescentando que o país “não ganha nada” em “arrastar no tempo a incerteza”. “Quanto mais rapidamente tivermos governo viabilizado pela maioria na AR, melhor”, disse, referindo-se ao facto de Cavaco poder indigitar Passos como primeiro-ministro mas esse Governo, sem maioria, acabar chumbado no Parlamento.

Questionado sobre se isso queria dizer que já tinha concluído, com sucesso, as negociações à esquerda, Costa voltou a sublinhar o que já tinha dito na sua mensagem iniciar: que o que transmitiu ao PR foi que o PS, em face dos contactos que tem mantido com os partidos à esquerda, estava em condições de dizer que “está em condições para formar Governo com suporte maioritário”, mas lembrou que também o BE e o PCP vão ser ouvidos pelo Presidente e que também eles poderão transmitir essa garantia ao chefe de Estado. Ainda esta manhã uma delegação do PS e outra do BE estiveram reunidos no Parlamento para mais uma reunião técnica para acertar detalhes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s