Praia de Odeceixe quase desaparece na maré cheia


A maré cheia de ontem, uma das mais intensas do ano, combinada com a agitação marítima, causou estragos na praia de Odeceixe, na Costa Vicentina. Imagens partilhadas na internet mostram a água a galgar a barreira que separa o mar da ribeira.

“Foi uma maré muito grande e o mar estava muito agitado, com ondas de quatro metros, o que fez com que a água entrasse. Estamos agora a verificar os danos”, disse ao DN o presidente da junta de freguesia de Odeceixe.

Carlos Vieira explicou que a praia ainda está fragilizada pela ação da tespestade Hércules, de há dois anos, que retirou enormes quantidades de areia das praias da costa ocidental portuguesa, de norte a sul. E, por isso, mais vulnerável em situações de tempestade.


Uma utilizadora do Instagram partilhou esta imagem do porto da praia da Arrifana

 Com a invasão da água do mar, a água da riveira de Odeceixe acabou por inundar a várzea, acrescentou. O presidente da junta aguarda agora a nova maré cheia, esta tarde, embora considera que o mar está mais calmo do que ontem.

67% do litoral em risco de erosão

A junta aguarda que a Sociedade Polis avance com algumas intervenções previstas para travar a perda de areia, nomeadamente a construção de paliçadas para manter as dunas.

Mais a sul, as praias de Monte Clérigo e Arrifana também sofreram com os efeitos da agitação do mar, indica Carlos Vieira. Em Monte Clérigo a água chegou à estrada.

A agitação marítima levou ao encerramento de nove barras esta quarta-feira, oito em Portugal continental e uma nos Açores, e ao condicionamento de duas, informa a Marinha na sua página na Internet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s