Varoufakis revela quanto cobra (ou não) por palestra


Yanis Varoufakis expõe no seu blog a lista das viagens com respetivas cobranças e despesas, sem esquecer de mencionar quando foram ou não foram pagas inclusive as viagens. Ninguém o pode culpar de não ser organizado.

O ex-ministro das Finanças grego, que acusou o Banco Europeu de falta de transparência e escassa capacidade de diálogo, intitula precisamente este documento de “Transparência em toda a parte” e assume tratar-se de uma resposta ao que chamou de “esforço de difamação” orquestrada pelos media “fiéis à Troika”.

Troca de acusações à parte, o economista distingue dois tipos de apresentações prestadas; as de natureza política, lista A, e as de natureza económica (B). E é na lista A que estão quase todas, 23, das 25 conferências realizadas.

A conferência organizada pelo CES, Centros de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde é diretor Boaventura de Sousa Santos (mandatário pelo círculo de Coimbra do partido Livre), faz parte da lista A. E nesta como na maior parte das restantes, apenas lhe foi paga a factura das viagens.

Nesse grupo, chegou a arrecadar algum dinheiro, “por insistência da organização” em três delas: Moscovo, Berlim, ou Barcelona; respetivamente 1000 euros, 500 euros e 1700 euros.

Já as conferências que designa de natureza económica, proferidas mais na qualidade de académico, refere, e seguindo a linha do que já fazia antes enquanto professor universitário, foram cobradas e aí, sim, os valores ascendem a 24 mil euros, no caso da que implicou a participação num programa de televisão italiano e uma outra e

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s