Bloco de Esquerda fecha e aprova acordo com o PS


Comissão Política dos bloquistas confirma que “as negociações estão concluídas e estão reunidas condições para acordo à esquerda”

A direção do Bloco de Esquerda (BE) aprovou durante a noite desta quinta-feira o acordo com o PS tendo em vista a viabilização de um eventual governo de esquerda. A informação foi avançada há minutos pelo portal do partido, esquerda.net, numa curta notícia após a conclusão da reunião.

“A Comissão Política do Bloco de Esquerda aprovou na noite de quinta-feira o documento de trabalho resultante das negociações do Bloco com o Partido Socialista. A Comissão Política congratula-se com este resultado. Pela parte do Bloco, as negociações com o PS estão concluídas e estão reunidas as condições para um acordo à esquerda pela proteção do emprego, dos salários e das pensões”, pode ler-se na nota publicada no site dos bloquistas depois dos trabalhos do órgão que assegura a direção política do partido.

Catarina Martins, porta-voz nacional do partido, confirmou a conclusão das negociações com os socialistas e a aprovação do acordo com duas breves mensagens nas redes sociais Facebook e Twitter: “A Comissão Política do Bloco acaba de aprovar o documento resultante das negociações com PS. A esquerda responde pelo emprego, salários, pensões.”

Já no passado domingo, em entrevista publicada pelo DN, a líder do BE afirmava “há acordo”, sublinhando que uma das condições que definiu durante a campanha eleitoral para se entender com António Costa, o descongelamento das penões, estava satisfeita.

“O compromisso político que estávamos a fazer permite aos pensionistas recuperar as suas pensões ao longo da legislatura. Se tivessem um governo de direita iam perder com cortes, se fosse governo do PS ficariam congeladas, e o que posso dizer agora é que há acordo para que as pensões sejam todas descongeladas e as mais baixas terão mesmo um aumento real”, disse Catarina Martins.

Para já, e com muita tinta a correr nas páginas dos jornais sobre o acordo, os bloquistas não adiantam mais pormenores sobre o entendimento.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s