Costa: “PS não está disponível para Governo sem estabilidade”


o parlamentar do PCP, Bloco de Esquerda e “os Verdes” – um documento que o secretário-geral do PS caraterizou como “coerente, com medidas consistentes” e que “respeitam os compromissos internacionais de Portugal, designadamente no quadro da zona euro.

Na sua intervenção, aberta aos jornalistas, António Costa defendeu que esta seria a primeira vez que um Governo minoritário PSD/CDS entraria em funções com “o apoio expresso do PS”, sustentando em seguida que, “depois daquilo que os portugueses disseram nas urnas, a última coisa que o PS poderia fazer era viabilizar um executivo de direita, sem que se esforçasse por criar uma alternativa”.

O secretário-geral do PS afirmou também que a Comissão Política dos socialistas, no domingo, avaliará as condições políticas de estabilidade ainda em negociação com PCP, Bloco e “Os Verdes” para a existência de um Governo de legislatura.

Mas António Costa salientou também que nem tudo está fechado nas negociações e deixou uma advertência clara: “Não estou disponível, o PS não está disponível, para formar um Governo que não tenha reais condições de poder ser um Governo de legislatura”.

“Isso significa que, além do programa de Governo, têm de estar reunidas um conjunto de condições que permitam estabilidade na perspetiva de uma legislatura. Essas condições estão em negociação”, vincou o líder socialista.

Costa disse depois estar certo que no domingo a Comissão Política e o Grupo Parlamentar do PS estarão em condições de “avaliar com rigor e exigência se essas condições [de estabilidade política] estão verificadas e mandatar a bancada socialista se deve ou não apresentar uma moção de rejeição ao Governo PSD/CDS e se deve ou não designar a formação de um executivo do PS no atual quadro parlamentar”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s