Na Grécia já estaria formado governo, aqui…ao que parece os superiores interesses da não não são muito graves, pois há direito a 2 meses para formar governo


Presidente da República que nosso senhor nos deu, tão lesto a ...Cavaco recebe parceiros sociais na quinta-feira

O Presidente da República começará na manhã desta quinta-feira a ouvir os parceiros sociais, no âmbito das consultas que entendeu fazer tendo em vista a decisão sobre o próximo Governo.

As audiências estender-se-ão não só aos membros que fazem parte da chamada concertação social, mas também a outras personalidades com responsabilidades nas áreas económicas e sociais.

O processo de consultas estender-se-á por algum tempo, sendo previsível que Cavaco Silva alargue estes contactos pela próxima semana.

Até agora, estava em suspenso a decisão do Presidente da República se deslocar à Madeira na próxima semana, mas, tanto quanto o Expresso apurou, a deslocação ainda se mantém em aberto devido à delicadeza do momento político, devendo esta tarde ser tomada uma decisão definitiva.

Hoje de manhã, no encerramento de uma cerimónia dos 25 anos do Prémio Científico IBM sobre ciência na Fundação Champalimaud, num discurso que está a ser interpretado à luz do momento atual, o chefe de Estado disse nomeadamente que “no espírito científico, as disputas são resolvidas não pela força mas pelo diálogo esclarecido” e que “a ciência é edificada não por argumentos de autoridade, mas pela cooperação e pelo respeito mútuo”, sublinhando que estes valores deveriam ser cultivados de forma mais intensa”.

Cavaco Silva afirmou também que “uma sociedade mais democrática e mais aberta é, também, uma sociedade mais científica. Por sua vez, uma sociedade mais científica é uma sociedade mais livre e mais racional”.

Esta quarta-feira, o Presidente receberá à tarde em audiência o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, que lhe comunicará os resultados da moção de rejeição votada ontem contra o Governo, bem como receberá também o primeiro-ministro, cuja reunião semanal foi antecipada para hoje.

É de crer que ambos discutam a situação em que se mantém o Governo, já que a rejeição do programa acarreta constitucionalmente a demissão do Executivo, mantendo-se este por agora em situação de gestão, como demitido.

Cavaco Silva parece não ter tomado ainda uma decisão definitiva sobre o futuro do país

A habitual reunião das quintas-feiras do Presidente da República com o primeiro-ministro ocorre hoje, um dia após a aprovação da moção de rejeição ao programa de governo de Pedro Passos Coelho. Este é, assim, o primeiro passo de Cavaco Silva para analisar a situação política e equacionar os cenários que se lhe colocam nessa matéria durante a fase final do seu mandado.

Próximas etapas:

Ouvir personalidades da sociedade civil

O Presidente da República declarou ter estudado todos os cenários políticos que poderiam decorrer das eleições de 4 de outubro. Contudo, parece inevitável que o passo seguinte aos acontecimentos de ontem seja o de ouvir diversas figuras do mundo político, económico e empresarial. Fica por saber se o divulgará.

Reunir o Conselho de Estado

Outro gesto de Cavaco Silva pode passar pela convocação do Conselho de Estado, que é “o órgão político de consulta” do Presidente da República. Tal não é obrigatório e a correlação de forças no seu interior mudou, com a eleição de Ferro Rodrigues como presidente da Assembleia da República.

Indigitar um governo liderado pelo PS

Na comunicação em que indigitou Pedro Passos Coelho como primeiro-ministro, o Presidente concluiu dizendo que “a última palavra cabe à Assembleia da República” e que “compete agora aos deputados assumir as suas [responsabilidades constitucionais]”. Cavaco Silva não tem prazos para indigitar António Costa como primeiro-ministro.

A opção de manter um governo de gestão

O entendimento de que a solução apresentada pelo líder do PS é “claramente inconsistente” e não oferece garantias de ser uma “alternativa estável, duradoura e credível” levará Cavaco Silva a manter o governo de gestão. A solução da crise fica para o seu sucessor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s