Belo negócio que todos pagamos


Ministros ganham a cada dia que passa

Considerando o salário bruto e as despesas de representação, antes dos descontos e sem contar com os cortes no setor estatal, o primeiro-ministro, o vice e os outros ministros já ultrapassam, cada, três mil euros em 14 dias.

A 30 de outubro, o presidente da República deu posse a Passos Coelho e à sua equipa de 16 ministros e 36 secretários de Estado: 53 no total. Os ministros terão direito a receber pelos dias que trabalharam, mais despesas de representação. O Estatuto Remuneratório dos Titulares de Cargos Políticos só prevê uma subvenção em caso de incapacidade, o que já não acontecesse com as subvenções vitalícias e o subsídio de reintegração.

O salário dos governantes é uma percentagem do ordenado do presidente da República (7630 euros, antes das medidas de austeridade): 75% para o primeiro-ministro; 70% para o vice; 65% para os ministros; 60% para os secretários de Estado. Passos Coelho ganha, brutos, 5722; Paulo Portas 5341; os ministros 4959 e os secretários de Estado 4578. A isto acresce o abono mensal para despesas de representação. Somadas as duas parcelas, o primeiro-ministro já vai em 3738 euros; o vice em 3489; os ministros em 3240 e os secretários de Estado em 2884.

O Governo em exercício continuou a marcar presença em cerimónias, no dia após a queda. Foi o caso, por exemplo, do novo ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, que fez inaugurações em Vagos e no Pombal, e do ministro da Defesa, Aguiar-Branco, que presidiu à cerimónia do 92.º aniversário da Liga dos Combatentes, em Lisboa. Rui Machete, dos Negócios Estrangeiros, representa o país numa cimeira europeia, em Malta. Entretanto, PSD e CDS terminam hoje o “road show” pelas distritais para explicar o programa, já chumbado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s