Contradições de Hollande: é possível combater o terrorismo e vender armas à Arábia Saudita ao mesmo tempo?


No último domingo (11/01), diversas manifestações tomaram conta da França, em solidariedade aos mortos da Charlie Hebdo e em repúdio ao terrorismo. Parte da agenda de demonstrações incluiu dignitários franceses e da comunidade internacional, em eventos oficiais e ecumênicos. Alguns dos líderes presentes foram o Rei Abdullah II, da Jordânia; Mahmoud Abbas, presidente da Palestina; Benjamin Netanyahu, premiê israelense; e Nizar bin Obaid Madani, ministro de Relações Exteriores do Reino da Arábia Saudita. Nos últimos anos, a relação entre a França e a monarquia saudita tornou-se mais estreita, o que leva a uma contradição. O presidente francês, François Hollande, conclama a França e a comunidade internacional para combater o terrorismo, entretanto, o que seu governo fez para alcançar este objetivo?

Em dezembro de 2013, Hollande foi à capital Riad para estreitar laços com o rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdulaziz al-Saud

Construir uma relação sólida e próxima da Arábia Saudita gera resultados diametralmente opostos ao repúdio ao extremismo presente no discurso de Hollande. Pior, tal relação é raramente apontada. Sob a perspectiva francesa, o comércio bilateral entre os dois países dobrou nos últimos cinco anos, chegando a cerca de € 10 bilhões em 2014. As exportações francesas para o reino saudita dobraram na última década, assim como alto crescimento no intercâmbio de turistas. A Arábia Saudita é, hoje, o maior fornecedor de petróleo da França, e o país europeu é o terceiro que mais investe na economia saudita; a França vê a possibilidade de essa participação aumentar, já que as relações entre sauditas e seu principal parceiro, os EUA, estão afetadas pela disputa sobre o preço do petróleo.

Agência Efe (arquivo)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s