O Cangalheiro:A desastrosa opção da Múmia Paralítica . Sem Orçamento não há saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo


A Comissão Europeia continua à espera que Lisboa envie um esboço de Orçamento “o mais depressa possível”. E avisa que o documento é necessário para que possa analisar e decidir sobre a saída de Portugal do Procedimento por défice excessivo.

“É claro que Portugal precisa em primeiro lugar de submeter o esboço de proposta de Orçamento para que possamos analisá-lo. Tanto no que diz respeito à situação orçamental deste ano, como do próximo, para ver ser o défice fica, de facto, abaixo dos 3% do PIB e se se vai manter assim. E para isso, certamente, precisamos de um orçamento de Portugal”, esclareceu hoje em Bruxelas o Vice-Presidente da Comissão Europeia com a pasta do Euro, Valdis Dombrovskis.

Bruxelas publicou esta terça-feira as opiniões sobre os orçamentos nacionais da Zona Euro. Portugal fica fora da comunicação da Comissão Europeia por não ter ainda entregado o esboço de proposta orçamental. “É a primeira vez que isto acontece”, sublinhou o Comissário para os Assuntos Económicos.

Pierre Moscovici diz compreender o atraso “no âmbito do processo político complicado”. Mas acrescenta que é também lamentável. “Pedimos aos novo governo português, assim que estiver instalado, que nos envie o seu Orçamento o mais rapidamente possível”.

Quanto a possíveis sanções pela falha na entrega do esboço de Orçamento, Bruxelas continua a dizer que a possibilidade existe mas não dá sinais de querer avançar por esta via e mantém-se à espera.

“Há várias opções de procedimentos que a Comissão pode adoptar, estamos a avaliar esta situação mas, é claro, a melhor solução seria Portugal submeter o esboço de Orçamento sem mais demora”, disse Valdis Dombrovkis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s