Hollande garante “vasta coligação” para derrubar Estado Islâmico


Na mesma manhã em que a polícia levou a cabo uma operação no bairro francês de Saint-Denis, com o objetivo de encontrar o mentor dos atentados de 13 de novembro, o presidente francês reuniu com o conselho de ministros e depois com os presidentes de câmara.

Nesta última intervenção, François Hollande lamentou a perda das 129 vidas resultante dos ataques de sexta-feira no Bataclan, junto ao Stade de France e junto a cafés e restaurantes, e sublinhou que todos os franceses têm de “ser vigilantes” e “preservar em cada comunidade o sentido de união e sangue frio”.

“O objetivo dos terroristas é mergulhar o nosso país no medo e na divisão”, indicou, mas tudo está a ser feito para que tal não aconteça. E começa por reuniões que Hollande terá, na próxima semana, com Barack Obama e Vladimir Putin.

“Vamos formar uma vasta coligação para levar a cabo golpes decisivos contra o daesh”, assegurou, lembrando que os ataques aéreos na Síria da força aérea francesa já foram “intensificados” e que o “porta-aviões Charles-de-Gaule já atracou no Mediterrâneo oriental, o que vai multiplicar por três a capacidade militar” da França.

A nível interno, François Hollande referiu que decidiu “restabelecer o controlo das fronteiras”, “decretar o estado de emergência em todo o território ao longo de três meses”, “propor a revisão da Constituição” e “ampliar o recrutamento das forças de segurança” que, sublinhou, precisam de estar “mais bem equipadas”.

Isto porque, explicou, a “organização terrorista Daesh dispõe de um exército, de recursos financeiros, de petróleo, de território ocupado e de cúmplices na Europa e em França”.

“Estamos numa guerra contra o terrorismo. O que os terroristas queriam, com os atentados do dia 13, era visar os ideais da França e a liberdade que ela proclama”, rematou.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s