Sampaio diz que não se justifica adiar formação de novo governo


O antigo presidente da República considera que as “indicações parlamentares são fáceis de ler”

Jorge Sampaio defendeu, ontem à noite, numa palestra em Beja, a indigitação de um governo PS com o apoio dos outros partidos da esquerda.

“Sendo as indicações parlamentares fáceis de ler, não é justificável adiar por mais tempo a formação de um novo governo”, afirmou o ex-presidente da República, citado pelo jornal Público.

“Portugal precisa de um Governo na plenitude das suas funções, como preceitua a Constituição da República, e capaz de responder às duras exigências que a situação nacional e os constrangimentos internacionais nos colocam”, disse ainda, afastando cenários alternativos a um governo de esquerda, embora sem o dizer explicitamente.

“No nosso quadro constitucional, os governos formam-se a partir dos resultados das eleições parlamentares, apresentam-se e respondem politicamente perante o Parlamento”, defendeu. “Nas democracias representativas, o povo delega no parlamento, que elege e que representa a sua vontade, a governação da coisa pública “, afirmou ainda, naquela que foi a primeira vez que se pronunciou sobre a matéria.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s