Bloco causa Terror no P.S.


Eleições europeias
Vital Moreira sempre com “generais” socialistas por perto
27.05.2009 – 16h43 Lusa

Os “generais” do PS estão agora a ter uma presença quase constante ao lado do seu cabeça de lista, Vital Moreira, quando o Bloco de Esquerda começa a fazer companhia ao PSD como alvo dos ataques.
Mais do que pela presença de escassas centenas de apoiantes, o comício de terça-feira à noite do PS em Vila Real foi significativo do ponto de vista político, porque representou um momento de viragem na campanha socialista.

Vital Moreira subiu à tribuna para dizer que Bloco de Esquerda e PCP são a mesma coisa no Parlamento Europeu.

Mas ao tentar colocá-los no mesmo saco o seu objectivo foi sobretudo lançar dúvidas sobre o real cariz político dos bloquistas, advertindo que eles se sentam em Estrasburgo numa bancada em que os comunistas europeus estão em larga maioria.

“É importante que tenhamos em mente que o Bloco de Esquerda, que presume autonomia face ao PCP – e uma alternativa face aos comunistas portugueses em matérias europeia e nacional – por opção própria, escolheu juntar-se ao PCP no mesmo grupo europeu”, advertiu Vital Moreira, deixando assim um recado aos eleitores socialistas que admitem agora votar no Bloco.

Mas este comício de Vila Real foi ainda marcado pela intervenção do dirigente socialista Pedro Silva Pereira, que, usando a ironia, lançou dúvidas sobre a capacidade política da líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, e criticou directamente o cabeça de lista social-democrata, Paulo Rangel.

Vital Moreira e Paulo Rangel “são ambos juristas. O problema é que Portugal precisa na Europa não de um advogado de acusação, mas de um advogado de defesa dos interesses dos europeus e dos portugueses”, disse.

Nestes dias em que a caravana anda por regiões do interior (Trás-os-Montes, Beira Baixa e Beira Interior), o argumentário dos socialistas passa também por contrapor a defesa que o Governo diz fazer do investimento público e do Estado social com a posição alegadamente contrária do PSD.

“Como pode alguém do interior do país votar em quem é contra os investimentos em novas acessibilidades e em quem é contra o reforço da protecção social”, interrogou-se Silva Pereira, usando uma fórmula também já seguida por José Sócrates e o próprio Vital Moreira.

Desde o arranque da campanha em Coimbra (sábado passado), até ao dia de hoje no distrito da Guarda, Vital Moreira raramente esteve sozinho no palco dos comícios ou nas principais iniciativas da campanha.

José Sócrates aparece esta noite em Castelo Branco pela terceira vez, depois de na véspera Pedro Silva Pereira ter assinado o livro de presenças em Vila Real, e de o próprio presidente do PS, Almeida Santos, ter participado hoje em acções de rua em Seia e Guarda.
Apesar de todos estes sinais, em termos oficiais, nenhum dirigente socialista ainda assume que estas europeias podem constituir uma espécie de primeira volta das próximas eleições legislativas.

Um pensamento em “Bloco causa Terror no P.S.”

  1. Não me digam que este traidor com ares efeminados pertenceu ao BE…
    Se os dois são iguais, a que partido pertenceu este vira-casacas?
    A “Porca da Politica” no seu melhor…

    Gostar

Deixe um comentário