Comunicado da Administração e Edição Extra


A Edição do Sol que foi hoje para as bancas, cumprindo o que a Direcção anunciou em comunicado divulgado ontem, esgotou em todo o país às primeiras horas da manhã.

Assim, a Administração e a Direcção do jornal decidiram a publicação de uma EDIÇÃO EXTRA, em que já se inclui a providência cautelar interposta contra a saída do Sol e comunicados da Administração e da Direcção. Esta Edição Extra será ainda complementada com toda a investigação relativa ao caso Face Oculta publicada pelo Sol na passada semana, cuja edição também esgotou em muitos pontos de venda.

Com esta iniciativa, o Sol está convicto de que presta um serviço aos leitores e ao país.

A Edição Extra do Sol estará nas bancas a meio da tarde de hoje.

Lisboa, 12 de Fevereiro de 2010

A Administração e a Direcção do SOL

 Icaro

A Administração da sociedade O SOL é Essencial S.A. informa que hoje, voluntariamente, aceitou a notificação judicial deixada na portaria da sua sede a um segurança da empresa Prossegur.

A Administração entende que as decisões judiciais válidas devem ser cumpridas, até que sejam judicialmente alteradas e/ou revogadas.

Nesse sentido, a Administração comunicou já à Direcção Editorial do Jornal SOL o conteúdo da decisão proferida pela Meritíssima Juiz da 11º Vara, 1ª Secção das Varas Cíveis de Lisboa.

Nos termos da legislação em vigor, a Administração da sociedade O SOL é Essencial S.A., como é de lei, não interfere, não conhece previamente, não sugere e não condiciona qualquer conteúdo do jornal, pelo que não tem a capacidade formal de cumprir a decisão judicial referida.

A Administração está inteira e incondicionalmente solidária com todos os jornalistas e com a Direcção Editorial do jornal.

Lisboa, 12/02/10

A Administração,

Ana Bruno

(Presidente do Conselho da Administração)

Filipe Coelho

(Administrador Executivo)

COMUNICADO DA DIRECÇÃO DO SOL

A DIRECÇÃO do SOL tomou conhecimento, através da Administração da empresa, do conteúdo integral de uma providência cautelar visando impedir referências a um administrador da PT interceptado nas escutas do processo ‘Face Oculta’.

Ponderados os valores em causa, a Direcção entendeu manter nesta Edição Extra os conteúdos incluídos na edição normal do SOL publicada na manhã de hoje, considerando que está em causa o valor superior da liberdade de informação.

E isto porque o autor da providência cautelar não é referido nas notícias por factos da sua vida privada ou pessoal, mas enquanto administrador de uma empresa com capitais públicos e interveniente num plano que – como hoje é público – visava o condicionamento de órgãos de comunicação social.

Nesta medida, a interposição da providência cautelar mais não visou do que o encobrimento de factos cujo interesse público é já indiscutível.

Lisboa, 12/02/10

A Direcção do SOL

José António Saraiva

José António Lima

Mário Ramires

Vítor Rainho

Deixe um comentário